15 março 2009

 


ភាសាខ្មែរ e پښتو

Na postagem anterior, lamentei o fato de computadores utilizados atualmente no Brasil (a exemplo de um computador usado pela Folha de S.Paulo numa reportagem sobre informática) não suportarem caracteres japoneses. O meu Ubuntu 8.10 suporta esses caracteres (posso navegar por sites japoneses sem nenhum problema), e então comecei a testar o limite de suporte a caracteres não latinos. Para tanto, na página principal da Wikipédia (wikipedia.org), em meio às centenas de línguas que compõem essa enciclopédia, fui identificando os alfabetos que aparentemente não eram suportados pelo meu Ubuntu.

As línguas de todas Wikipédias com mais de 10.000 artigos pareceram ser suportadas. Na categoria de mais de 1.000 artigos, percebi que as Wikipédias em khmer e pachto (afegão) tinham problemas: o khmer não era suportado e o pachto era parcialmente suportado.

A solução? Copiei da Wikipédia um caractere não suportado, colei esse caractere na ferramenta de pesquisa do mapa de caracteres do Ubuntu, pesquisei e descobri o sistema de escrita ao qual ele pertencia, e assim descobri a língua e o alfabeto que não tinham suporte no meu Ubuntu. Com essa informação, fazendo uso do Suporte a Idiomas (aplicativo padrão do Ubuntu que gerencia os idiomas do sistema), baixei e instalei pacotes de suporte a essa língua, que então passou a fazer parte do meu Ubuntu sem nenhum problema.

Apenas um esclarecimento: no mapa de caracteres do Ubuntu, as caracteres suportados são exibidos normalmente e os caracteres não suportados são representados por um retângulo que contém o código hexadecimal do respectivo caractere. Assim, no mapa de caracteres de um Ubuntu com instalação padrão em português, o alfabeto tibetano, por exemplo, é cheio de retângulos com códigos hexadecimais.

Agora, meu Ubuntu também suporta khmer e pachto (que utiliza o alfabeto árabe com algumas modificações), que não são contemplados na instalação padrão em português, mas que podem ser facilmente instalados posteriormente. Agora, as línguas de todas Wikipédias com mais de 1.000 artigos (cerca de 166 línguas) são suportadas no meu Ubuntu.

Na categoria de mais de 100 artigos, apareceram algumas outras Wikipédias cujas línguas não são suportadas pelo meu Ubuntu. São línguas faladas por populações pequenas, mas que, mesmo assim, existem e estão na Wikipédia. Se eu quiser ter suporte a essas línguas, bastará esse procedimento simples: identificar a língua no mapa de caracteres e instalar os respectivos pacotes de suporte. Simples assim!

 

Nenhum comentário: