21 agosto 2009

 


Linux e o automóvel

O usuário de carro quer sair da loja com o carro pronto. Ele não quer tirar o carro da loja e ainda ter de instalar faróis e limpadores de pára-brisa.
O usuário de computador quer instalar em seu computador um sistema operacional pronto. Ele não quer instalar o sistema operacional e ainda ter de instalar drivers e plugins.

O usuário de carro quer rodar seu carro por qualquer estrada. Ele não quer que seu carro rode bem numa estrada estadual e mal numa estrada federal.
O usuário de computador quer rodar seu sistema operacional em qualquer hardware. Ele não quer que seu sistema operacional rode bem num Dell e mal num HP.

O usuário de carro quer apertar um botão e abrir uma janela. Ele não quer digitar no computador de bordo um comando para abrir a janela.
O usuário de computador quer clicar num botão e executar uma função. Ele não quer digitar no terminal um comando para executar a função.

O usuário de carro quer chegar ao posto de combustível e colocar gasolina no seu tanque. Ele não quer refinar o petróleo até obter a gasolina para o seu carro.
O usuário de computador quer baixar um programa e instalá-lo no seu HD. Ele não quer compilar o código-fonte até obter o programa para o seu computador.

Um engenheiro automobilístico adoraria instalar faróis e limpadores de pára-brisa, abrir uma janela por comando no computador de bordo, e refinar sua própria gasolina. 99% dos motoristas não gostariam de fazer nada disso e jamais teriam um carro assim.
Um Linux geek adoraria instalar drivers e plugins, executar uma função por comando no terminal, e compilar seu próprio programa. 99% dos usuários de computador não gostariam de fazer nada disso e jamais teriam um sistema operacional assim.

Do mesmo jeito que existem pessoas que gostam de mexer no próprio carro, existem pessoas que gostam de mexer no próprio sistema operacional. No entanto, 99% das pessoas não gostam de mexer no próprio carro ou no próprio sistema operacional.

Para 99% das pessoas, Linux precisa ser fácil. Ele já é bem mais fácil do que era, mas ainda é menos do que precisa ser.

Com a enorme quantidade de distribuições que existem, todos os gostos e necessidades podem e devem ser satisfeitos: do mais geek, que quer fazer tudo na unha e deixar o seu Slackware afiado, ao mais leigo e neófito, que precisa de tutorial para desligar o próprio computador.

Tenho a esperança de que não está longe o dia em que os usuários de Windows exclamarão: "Eita! Não acredito que passei todo esse tempo com o Windows... Esse tal de Linux é muito mais fácil!"

 

Nenhum comentário: