21 março 2009

 


Equinócio de Março

Ontem (20 de março de 2009), às 11h44 UTC, aconteceu o equinócio de outono no Hemisfério Sul (e, portanto, de primavera no Hemisfério Norte).

O calendário padrão do Ubuntu 8.10 tem um recurso bastante interessante: juntamente com os dias do mês, ele mostra, em tempo real, um pequeno mapa-múndi com as áreas do globo que estão iluminadas pelo sol (dia) e que estão escuras pela falta de sol (noite).


Nesse pequeno mapa-múndi, é possível observar ao longo do ano a disposição e as formas das áreas de luz e sombra (dia e noite), em correlação com as estações.

No verão de um hemisfério, por exemplo, a área clara (dia) é bem maior e mais larga do que a área escura (noite), o que indica que os dias são mais longos do que as noites. Nesse mesmo verão, é possível perceber que a área escura (noite) sequer passa pelas regiões polares daquele hemisfério, o que indica o fenômeno do sol da meia-noite (época em que regiões polares passam o dia inteiro iluminadas pela sol, sem que ele se ponha).

No equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração e nenhuma área do globo terrestre fica mais iluminada do que outra. O resultado disso é a imagem acima (captura da área de trabalho personalizada do meu Ubuntu, com o calendário padrão aberto, no momento do equinócio), na qual os Hemisférios Norte e Sul aparecem igualmente iluminados e os limites das áreas claras e escuras permanecem absolutamente verticais. Com o passar dos dias, à medida que o solstício de junho for se aproximando, as linhas do dia e da noite tornar-se-ão curvas e oblíquas e as formas das áreas claras e escuras se alterarão, demonstrando a alteração da incidência da luz solar na Terra.

Além do aspecto lúdico e didático, esse recurso serve para saber rapidamente em qual período do dia está um determinado local do planeta. Sem fazer cálculos de fuso horário, basta abrir o calendário com um único clique no botão de data e horário para saber se os habitantes da Ilha de Man (terra natal do Ubuntu), por exemplo, estão acordados ou dormindo, almoçando ou jantando.

Exitem outros programas mais detalhados, que apresentam mapas do dia e da noite também em tempo real, com mais informações e recursos, para quem assim desejar. Esse pequeno mapa-múndi é apenas recurso extra do calendário do Ubuntu.

 

Nenhum comentário: