01 março 2009

 


Livre!

Hoje completei a minha libertação no mundo dos sistemas operacionais: agora sou 100% usuário de Linux. Hoje, após copiar com sucesso todos os meus documentos (da partição NTFS do Windows para a partição Ext3 do Linux), abandonei definitivamente o meu Windows XP. Não o desinstalei, porque, por enquanto, ele funciona como backup dos meus documentos (agora já reunidos no Linux) e porque eventualmente eu talvez precise utilizá-lo para executar alguma tarefa restrita exclusivamente a Windows (para rodar especificamente um AutoCAD, por exemplo, sem alternativa de usar outro aplicativo de CAD em Linux). De resto, não tenho razões para usar o Windows e, de fato, não o uso mais.

Neste blog, publicarei minha experiência de simples usuário básico de Linux, que desconhece o funcionamento desse sistema operacional por linha de comando e que vive no mundo da informática intuitivamente por interface gráfica. Tornarei pública a experiência do usuário comum, que entende de computador tanto quanto entende de carro: utiliza normalmente (além de achar divertido e bonito), mas não conhece seu funcionamento subjacente. Faço isso, porque acredito que é fundamental transformar as distribuições de Linux em sistemas altamente amigáveis ao usuário comum, que não utiliza o computador como um fim em si, mas como mera ferramenta: se o motorista não precisa ser engenheiro mecânico para dirigir um carro, por que o usuário precisaria conhecer os comandos de Linux para utilizar Linux? Tanto o carro quanto o sistema operacional devem ter uma interface amigável e agradável, que exija a menor quantidade de conhecimento específico do seu usuário. Por causa disso, este blog jamais publicará uma única linha de comando: demonstrarei que o mundo do Linux já está suficientemente maduro para o usuário comum. E também, quando necessário, colocarei as dúvidas e as dificuldades de um usuário comum no mundo do Linux, explicitando as necessidades de aprimoramento. Meu tio Olavo não entende nada de mecânica ou de informática, mas dirige carro e certamente dirigirá um Linux.

 

Nenhum comentário: