09 março 2009

 


Vive la Résistance!

Em 2006, um solitário rebelde francês iniciou campanha de combate ao império da Microsoft. Seu objetivo é denunciar aos incautos e desavisados que existem alternativas concretas ao Windows e que uma dessas alternativas é o Linux. Suas operações furtivas de guerrilha consistem em:
a) abordar um computador exibido à venda em grandes lojas de informática,
b) inserir no computador um LiveCD de uma distribuição bastante amigável de Linux,
c) zerar o volume do alto-falante (para o encerramento do Windows não fazer barulho),
d) reiniciar o computador,
e) se necessário, alterar a seqüência de boot dos dispositivos, para que o CD-ROM seja carregado antes do HD,
f) carregar o Linux via CD-ROM sem instalá-lo, e
g) deixar o computador à disposição do público (com o LiveCD dentro do computador e o Linux em execução), para que qualquer interessado conheça a distribuição de Linux disponibilizada na máquina (utilizando o sistema operacional normalmente) e perceba que existe algo além do Windows.

O LiveCD deixado pelo rebelde no computador tem a seguinte inscrição em francês: "Ceci est un CD Linux pour protester contre la vente forcée de Microsoft Windows avec tout ordinateur acheté dans ce magasin. Ce CD laisse la machine totalement intacte. Retirez simplement le CD du lecteur et redémarrez pour retrouver la machine dans son état d'origine."

Tradução livre para o português: "Isto é um CD de Linux para protestar contra a venda forçada de Microsoft Windows em todos computadores comprados nesta loja. Este CD deixa a máquina totalmente intacta. Simplesmente retire o CD do drive e reinicie para restaurar a máquina ao seu estado original."

O insurrecto chama-se Emmanuel Cornet e essa campanha de resistência está documentada em seu website.

Pela Internet, existem algumas referências ao protesto. As manifestações são as mais variadas e vão do total apoio e adesão (com algumas pessoas relatando que fizeram o mesmo em suas cidades) à total censura e desaprovação (com pessoas desejando o encarceramento do rebelde: "I hope whoever does this gets arrested").

Quais seriam o resultado e as conseqüências de ações desse tipo em lojas de informática brasileiras?

 

Um comentário:

fbugnon disse...

Vive la Relativité!

muito boa iniciativa: uma revolução pacífica, eficaz, de conscientização. bravo!

acho que vou aderir à trupe...